quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

REVISÃO - UPE 2011/2012 UNIFICADO - SOCIOLOGIA

       Pra galera que ainda não estudou, tentei fazer um resuminho pra ajudar meu terceirão nessa outra etapa. Vale salientar que não é só pra estudar pelo resumo. O bom é fazer uma leitura sobre os assuntos e depois ler o resumo como fixação. Sugestão para a leitura está no livro "Introdução à sociologia" de Pérsio Santos de oliveira, Volume único. O bom é ler os capítulos 1, 3, 4, 5 para ter uma visão ampla do assunto. Espero que ajude!


1. A SOCIEDADE HUMANA 

1.1   Homem, Cultura e Sociedade;
a)    O menino de Aveyron:  Em 1797, na França, foi encontrado um menino inteiramente nu, tinha mais ou menos 12 anos. Não pronunciava nenhuma palavra e não entendia o que falavam pra ele. Foi achado na floresta e seu comportamento era parecido com um animal. Ele tinha idiotia, deficiência mental grave. Tinha hábitos selvagens. Outro pesquisador concluiu que a sociabilidade de Victor foi afetada pelo isolamento social. Este caso mostra que o ser humano é um animal social e que sua vida adquire sentido com outros seres humanos. As  relações entre os seres humanos, isto é, as relações sociais, constituem a base da sociedade. A forma pela qual essas relações ocorrem são fatos sociais e são eles que determinam o comportamento e a vida da sociedade.

1.2 A  sociedade como objeto de estudo;
O indivíduo aprende com o meio, mas também pode modificá-lo em sua ação social. Há, portanto, o comportamento individual que se origina na pessoa enquanto organismo biológico como andar, falar e respirar e há o comportamento social que se desenvolve no contexto da sociedade como casar-se, educar os filhos e fazer greve. As ciências sociais têm a sociedade como o centro de suas pesquisas e contribuem para um melhor conhecimento da sociedade para que nós possas ajudar a transformá-la. As ciências sociais caracterizam-se pelo estudo sistemático do comportamento social humano. Elas podem se dividir em:

Sociologia: É o estudo das relações sociais e das formas de associações, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
Economia: Envolve a política salarial, a distribuição de renda e a produtividade de uma empresa. Tem por objetivo as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.
Antropologia: Estuda as semelhanças e diferenças culturais entre agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Estuda também a cultura dos povos pré-letrados e a diversidade cultural nas sociedades industriais.
Ciência política: Estuda a distribuição do poder na sociedade e a formação de diversas formas do governo.

Essas ciências são estudadas separadamente, mas se complementam formando um panorama da sociedade ajudando a entendê-la.

1.2   A sociedade e seus problemas. 
No início, a sociedade aparece nas obras dos sociólogos quase como um dado natural e não como um 
conjunto dinâmico de relações e problemas a serem analisados e explicados. Mas com o advento da 
Revolução Industrial, a sociedade passou a se diversificar e aparecer como um campo de forças em 
permanente tensão, como um conjunto de relações conflituosas que poderiam levar a rupturas e mudanças 
radicais. Com tantas mudanças pós-revolução, os sociólogos começaram a encarar a sociologia como uma 
resposta intelectual às novas situações colocadas pela Revolução Industrial.


2. SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO   
a) Socialização: É o ato de transmitir ao indivíduo, de levá-lo a assimilar e introjear os padrões culturais da sociedade.
b) Sociabilidade: É a capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade.
c) Novas formas de sociabilidade surgiram com a globalização
d) Contatos sociais
Contatos sociais primários: São os contatos pessoais, diretos e que têm uma fonte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. Ex: pais e filhos, entre irmãos, entre marido e mulher.
Contatos sociais secundários: São os contatos impessoais ou formais. Ex: dois passageiros num ônibus
e) Isolamento social: A ausência de contatos sociais caracteriza-o e as atitudes de ordem social e atitudes de ordem individual o reforçam.
f) Interação social: Ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos. Ocorrem de pessoa para pessoa, pessoa com o grupo e entre grupos.
Interatividade: Possibilidade de trocas simultâneas de informações e o acesso imediato a qualquer parte do mundo.
Relação social: a forma assumida pela interação social em cada situação concreta. Podemos definir a sociedade como “uma rede de relações sociais”
g) Processos Sociais: São diversas maneiras pelas quais indivíduos e grupos atuam uns com os outros, a forma pela qual os indivíduos se relacionam e estabelecem relações sociais no transcorrer do tempo. Qualquer mudança proveniente dos contatos sociais e da interação social entre os membros de uma sociedade constitui, portanto um processo social. Os grupos sociais se reúnem e se separam, associam-se e dissociam-se. Classificamos, portanto, os processos sociais em associativos e  dissociativos com suas subclassificações:
Associativos: Cooperação, Acomodação, Assimilação
Dissociativos: Competição e conflito.

h) Processos Associativos
     1 – Cooperação:  Diferentes tipos de pessoas, grupos, trabalham juntas para um mesmo fim. Temos a cooperação direta, quando todos realizam atividades juntas como nos mutirões, e a  indireta que ocorre quando se realiza atividades diferentes mas complementares como o médico e o lavrador, um necessita do alimento e o outra da manutenção da saúde.
     2 -  Acomodação: É quando o vencido aceita as condições do vencedor e adota uma posição de subordinação. O indivíduo se ajusta à situação sem que haja mudança interna. Ex: Escravidão na antiguidade e Imigrantes.
     3 – Assimilação: Processo pelo qual indivíduos ou grupos antagônicos tornam-se semelhantes. Implica em modificações internas (maneira de pensar, sentir, agir). Ex: Imigrantes depois de um certo tempo.

i) Processos Dissociativos
1 – Competição: Tipo de processo social que implica em luta por objetos escassos. Prejudica a colaboração.
2 – Conflito: É quando a competição assume características de elevada tensão social. Ex: MSTx Governo, Lutas dos negros norte-americanos pelos direitos civis.
   3 – Diferenças de Competição e conflito:
Competição
Conflito
Consciente ou inconsciente
Sempre consciente
Impessoal
Pessoal
Sem violência
Violência
Contínua
Não dura para sempre
  4 – Terrorismo: É um conjunto de ações de grupos organizados clandestinos que se opõem à ordem política vigente de forma violenta.  O conflito pode levar ao terrorismo como resultado de extremismo político ou religioso (fundamentalismo) Ex: Atentado de 11 de Setembro.
  
3. COMUNIDADE  - comunidade, sociedade. 
Comunidade:  É uma associação unida por laços afetivos e por uma vontade coletiva natural e acordo de sentimentos. Tem como característica a nitidez (limites geográficos), pequenez (pequenas proporções), homogeneidade (atividades de determinados grupos sempre iguais) e relações pessoais (contatos primários)
Sociedade: Em sentido amplo, é a totalidade das relações sociais entre os seres humanos.
“Comunidades” virtuais:  São comunidades cuja comunicação e eletrônica e que têm as primeiras interações realizadas a partir de interesses previamente determinados.

4. DESIGUALDADES SOCIAIS

9. A estratificação de gênero é sustentada pelos ciclos de socialização, que reforçam mutuamente pela identidade de gênero , que, por sua vez, se tornam a base para discriminação e crenças preconceituosas, frutos da ameaça ressentida pelos homens.

OBS: O conteúdo deste resumo é de direitos exclusivos do blog. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário