quinta-feira, 5 de maio de 2011

Covest deve fazer mudanças (Diário de Pernambuco,05/05/11)


O sistema de inscrição do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deverá sofrer mudanças a partir deste ano. O departamento de informática da Comissão de Vestibular (Covest), responsável pela 2ª fase do concurso, já estuda a implementação de uma série de recomendações sugeridas pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco. Entre outras exigências, o MPF quer que os estudantes mostrem a documentação que confirma o direito ao bônus de 10% na nota, benefício exclusivo dos alunos da rede pública, antes da matrícula. As novidades valerão tanto para o vestibular quanto para os outros concursos organizados pela Covest.

As medidas deverão ser acatadas para evitar constrangimentos como os que aconteceram no início deste ano, quando alunos de escolas particulares, que não tinham direito ao bônus, acabaram tendo seus nomes divulgados na lista de aprovados e foram barrados na matrícula. Na época, foram ajuizadas várias ações judiciais com pedidos de indenização.

O MPF quer que o comunicado de confirmação de inscrição (CCI) retrate as opções feitas pelos alunos, incluindo eventuais alterações realizadas, ou que se crie outro mecanismo que acuse a divergência entre a opção mais atual e a registrada no documento. A Covest também pode adotar um processo de autenticação online.

Segundo o presidente da Covest, Armando Cavalcanti, a lista de sugestões do MPF foi enviada à sede da Comissão na última segunda-feira. “As recomendações foram repassadas ao departamento de informática, que analisa como poderemos cumpri-las”, explica Cavalcanti. Ele afirmou que só poderá confirmar quais mudanças serão implantadas quando receber um relatório do departamento de informática, na próxima semana.

COMENTÁRIO: A CAPA DO JORNAL DE HOJE TRAZ ESTA FOTO BELÍSSIMA DA BARRAGEM DE TAPACURÁ, EM SÃO LOURENÇO DA MATA, SANGRANDO. UMA LIÇÃO DE BOM JORNALISMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário