Durante a madrugada de hoje a notícia de que Osama Bin Laden foi morto percorreu o mundo, com uma velocidade digna da globalização. Ele foi atingido por um tiro na cabeça, durante uma investida militar norte-americana no Paquistão. A casa (lê-se fortaleza) foi invadida por um grupo de 20 soldados, que mataram todos que se encontravam na residência.
Pessoas foram às ruas, agitando bandeiras estreladas, e por todo território americano pode-se escutar brados (USA! USA!...). Uma verdadeira festa comemorando a morte do terrorista mais procurado da atualidade.
Não é difícil entender toda essa alegria que vem do ódio por um homem. Bin Laden foi o principal arquiteto pelo atentado de 11 de Setembro e de outros ataques. Mas é preciso entender que Osama não alterou apenas a paisagem de Manhattan derrubando dois prédios. Ele não apenas abriu uma ferida no coração de pessoas que perderam entes naquele dia fatídico.
Ele dilacerou a alma norte-americana. De um modo que ninguém esperava.
Foram 2974 vidas inocentes perdidas.
Nessa madrugada acabou também uma das maiores caçadas da história. Em busca da Justiça, o governo dos EUA junto com outros países do globo deflagrou a Guerra ao Terror. Que não visava apenas a captura de Bin Laden. Visava também a queda do poder do Terrorismo.
Mas aí temos um pequeno problema. Você precisa tomar cuidado ao tentar fazer justiça. A divisa entre Justiça e Vingança é muito tênue. E nós, quando estamos envolvidos tão profundamente não a enxergamos com clareza.
Foram mais de 20.000 mortos (principalmente no Afeganistão) enquanto se procurava por Paz e Justiça...
Gostaríamos de deixar bem claro que esse Blog não tende para nenhum lado. Apenas passamos informações que possam ajudá-los de algum modo.
Lembro-me que durante os ataques de 2001 fiquei pasmo de como alguém era capaz de ceifar tantas vidas inocentes. Também me recordo que me assustei ao ver que essas primeiras vítimas também começaram a fazer as mesmas coisas, esquecendo-se de como sofreram.
Hoje não esbocei nenhuma reação, ao ver as pessoas comemorarem a morte de um criminoso. Além diso, chegamos a um ponto perigoso, em que a definição de criminoso depende (geralmente) da sua religião e do seu país.
E agora qual será a continuidade? Atentados revanchistas? Bomba Nuclear na Europa? Ocupações de territórios sem prazo para acabar?
E então, quem é o Vilão?
...
Se Liga Terceirão!!!
E agora, Estados Unidos? Saddan Hussein e Osama bin Laden já se foram. O que fazer com o Iraque e o Afeganistão? Ou será que há coisas mais importantes naquela região? hahaha
ResponderExcluira morte foi pouco para ele
ResponderExcluirAmigos, estamos vendo a nossa história sendo escrita. Lembram-se quando estudamos a Segunda Guerra Mundial? Será assim que iremos contar aos nosso netos como foi a caçada a Bin Landen e todo o evento do 11 de Setembro. Por isso vejam, estudem, se informem.. O terror desses dias não pode se repetir. Parece que estamos vendo uma página nova sendo virada no âmbito global. O que nos aguarda? A Terceira Guerra Mundial? Ou mais um período de turbulências?
ResponderExcluirEspero que seja um novo recomeço.. Mas agora para a Paz.
Victor Henrique