domingo, 10 de abril de 2011

Tabu: Engenharia Civil

Bom, muita gente escolhe engenharia civil porque não quer nem direito e nem medicina, e gosta um pouco de matemática. Não é bem assim. Por isso eu vou escrever um pouco sobre o que eu pesquisei da arte de construir.


Engenharia civil é um ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa projetos como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil atua desde a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação.Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.


O mercado de trabalho pode se dizer que é um dos maiores do brasil, e a tendência é aumentar nos próximos anos, principalmente aqui em pernambuco, que é um dos maiores canteiros de obras do Brasil. Com o PAC (programa de aceleração de crescimento) aumentou a oferta de imóveis o que beneficia muito o recém-formado. 


Faculdades em pernambuco:


Aqui em pernambuco existem duas faculdades conceituadas para o ramo da engenharia: UFPE e UPE. Daí vem a dúvida: se eu passar nas duas, qual a melhor ? Bom, a UPE é mais voltada para o mercado de trabalho, pois já na faculdade os trabalhos que são realizados, são problemas reais enfrentados por engenheiros. A duração do curso é a mesma da UFPE e só é realizado um turno (manhã, tarde ou noite).
Por sua vez, o curso de engenharia civil na UFPE começa no CTG (centro de tecnologia e geociências), onde o aluno aprende sobre a engenharia em si, e ao fim do curso no CTG, de acordo com a média adquirida ao longo do período, escolhe a engenharia que quer fazer e, se for aprovado, estará apto a continuar. O curso são de dois turnos (manhã e tarde) onde a duração é a mesma da UPE (5 anos). O melhor da UFPE é que ela é, com certeza, a faculdade mais conceituada de Pernambuco.


Cadeiras : Link - Clique aqui


Outros nomes: Eng. Civil (amb.); Eng. Civil (ênf. em estrut. metálicas); Eng. Civil (ênf. em meio amb.); Eng. Civil (ênf. em sist. construtivos); Eng. Civil (estrut. metálicas); Eng. Civil (transp. e log.); Eng. Civil de Infraestrutura; Eng. Civil e Amb.; Eng. de Prod. Civil; Eng. em Constr. Civil.



O que você pode fazer

Construção urbana

Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações

Projetar e edifi car fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais

Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos

Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento

Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Transportes

Projetar e construir obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado. Abraço, Pedro Aires.

fontes: link - clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário